Dados Gerais Covid-19

SERVIÇO DE SAÚDE

Rua Laurindo Cordeiro de Souza, centro

TELE ATENDIMENTO 42 36561098,  DE SEGUNDA A SEXTA DAS 8 AS 11H E DAS 13 AS 16H.
 

























O QUE É COVID-19     QUAIS SÃO OS SINTOMAS     COMO É TRANSMITIDO     DIAGNÓSTICO

SE EU FICAR DOENTE?     PERGUNTAS FREQUENTES


ASSISTÊNCIA SOCIAL

A Secretaria de Assistência Social até o momento não achou necessária a implantação de um programa social do município para o enfrentamento da crise, entende que o momento os serviços oferecidos pelas esferas federais e municipais tem sido suficentes.

RECURSOS HUMANOS

Até a presente data não houve contratação de pessoal para o enfrentamento da
pandemia COVID-19.


SECRETARIA DE EDUCAÇÃO

Até o momento, a Secretaria Municipal de Educação não possui ações especificas voltadas ao apoio à saúde física e mental dos profissionais da educação, porém, há parceria com a Secretaria de Saúde a qual oferece atendimento psicológico através do Tele atendimento com profissional habilitado a todas as pessoas, inclusive profissionais da educação. (Resolução 04/2020 do Conselho Federal de Psicologia)        
Não houve alterações quanto às contratações temporárias, porém estes profissionais foram remanejados para outras funções de apoio ao combate à COVID-19. Alguns desses profissionais foram destinados exclusivamente ao trabalho juntamente com a Secretaria de Saúde. Os profissionais efetivos que atuavam em sala de aula com regime suplementar foram exonerados ficando apenas com seu padrão do concurso conforme Portaria 027/20, sendo exceção, uma única professora que está com regência de turma e na equipe pedagógica da escola Moysés Lupion.
Houve alteração nos contratos de empresas prestadoras de serviços continuados para transporte escolar conforme Lei Municipal nº 672/2020 de 23 de junho de 2020.
Até o momento, o município não alterou a forma de contratação ou a gestão de contratos e compras na área da educação.
A articulação entre as Secretarias  se dá através de reuniões semanais para repasse e atualização de informações, bem como as ações que cada secretaria está tomando diante do atual momento de queda na arrecadação.
Considerando a Lei Federal nº. 13.987 de 07 de abril de 2020 e a Lei Municipal nº. 658/20 de maio de 2020, o município realizou a entrega de kits de alimentos para os pais ou responsáveis das crianças matriculadas na rede municipal de ensino de Goioxim, seguindo os seguintes critérios: Famílias beneficiárias do Bolsa Família e famílias que comprovarem que necessitam desse kit através da visita técnica da Assistência Social. As entregas estão sendo feitas conforme a liberação do recurso, contando também com a inclusão dos alimentos da agricultura familiar. Sendo preenchido o termo de entrega para cada kit, onde o mesmo não poderá ser vendido e nem doado para ninguém. A próxima entrega está prevista para a primeira semana de agosto.
O município de Goioxim optou por não aderir as aulas do Aplicativo Aula Paraná e nos canais abertos de TV, tendo em vista que a grande maioria das famílias não tem acesso à internet, celulares e nem cobertura de sinal;
Na rede municipal de ensino de Goioxim, tanto para as turmas do ensino fundamental, quanto de Educação Infantil, as escolas organizaram um cronograma para que os professores possam elaborar, imprimir, encadernar e corrigir as atividades semanalmente. Há também um cronograma para entrega destas atividades aos pais que acontece quinzenalmente. Os pais vêm até a escola, devolvem as atividades já concluídas e levam as outras para a próxima quinzena;
Além das atividades impressas, todas as turmas têm um grupo específico no wattsapp que é coordenado por um professor e um pedagogo, que tem por finalidade, repassar instruções e ajudar os pais e alunos na resolução das atividades;
A adesão à proposta de aulas não presenciais chegou a 100% dos alunos, sendo que em alguns casos a secretaria de educação precisou ir até as comunidades mais distantes para entregar os materiais impressos;
A interação acontece via telefone e, principalmente, através de grupos de whatsapp específicos para encaminhamentos e orientações entre a secretaria e as escolas. Há ainda a orientação e sugestão encaminhadas pela Secretaria de Educação quanto ao conteúdo online disponibilizados pelos canais do Governo Estadual.
A Secretaria de Educação em parceria com a UNICENTRO deu continuidade ao trabalho de capacitação dos professores da rede através de webs, lives, meets e videoconferências informando às escolas como proceder e reencaminhar os projetos já iniciados anteriormente à Pandemia, adaptando-os para a nova realidade.
Há ainda orientações do Núcleo Regional de Educação e SEED semanalmente, quanto às ações pedagógicas a serem tomadas nesse período de aulas não presenciais, bem como, a regulamentação desse período conforme Decreto Municipal 07/2020 e Decreto Municipal 09/2020.
Foi instituída em março de 2019 a Rede Municipal de proteção à Criança e ao Adolescente no município de Goioxim, da qual fazem parte a Secretaria Municipal de Saúde, Assistência Social, Secretaria de Educação, diretores de escolas municipais e estaduais e CMEIs, APAE, Conselho Tutelar e Polícia Militar. As reuniões acontecem periodicamente conforme recomenda o Decreto nº 11/19 de 14 de março de 2019.
Há participação dos Conselhos Escolares quanto a decisão das ações nesse período e há o repasse de informações constantes a toda comunidade escolar através das redes sociais, radio e quinzenalmente na entrega e recolhimento das atividades impressas.
O município aguarda orientações do Núcleo Regional de Educação e da SEED quanto ao às estratégias para o retorno gradual das aulas presenciais, uma vez que pertencemos ao Sistema Estadual de Ensino.
A Secretaria Municipal de Educação está planejando algumas ações no sentido de implementar iniciativas para diagnosticar possíveis defasagens de conteúdos no período de retorno das aulas presencias e planeja a abertura de turmas de reforço escolar no contra turno, uma vez que toda a escola tem espaço e profissionais disponíveis para esse atendimento.
Na primeira semana de retorno de aulas presenciais, a Secretaria de Educação planeja desenvolver palestras com profissionais de saúde e psicólogos envolvendo todos os alunos da rede, visando o acolhimento e o incentivo à permanência na retomada das aulas presenciais.