Campanha de Vacinação COVID-19

Publicado em: 06/05/2021 15:09 | Fonte/Agência: Secretaria Municipal de Saude

A campanha de vacinação em Goioxim inicia uma nova etapa de vacinação para  pessoas que possuem comorbidades. Todas as definições dos grupos alvos da vacinação foram determinados pelos governos estadual e federal. O município, por sua vez, tem a responsabilidade de organizar o sistema e logística de vacinação.
Segundo o Plano Estadual, para a definição desses grupos prioritários foram considerados os seguintes critérios: risco de exposição à COVID-19; risco de desenvolver formas graves da COVID-19; risco de transmissibilidade; dificuldade de acesso aos serviços de saúde; população de manutenção de serviços essenciais.
Até o momento, em Goioxim, foram vacinados os grupos de idosos de 60 anos ou mais, profissionais da saúde, profissionais de forças de segurança e salvamento.
Com a finalização da aplicação da vacina de primeira em PESSOAS IDOSAS, entramos na terceira fase dos grupos prioritários que já estavam pré-estabelecidos nos planos estadual e municipal, contemplando agora as pessoas com comorbidades.
Na primeira fase, serão vacinadas, proporcionalmente, de acordo com o quantitativo de doses disponível:
GRUPO DE COMORBIDADES
Pessoas com comorbidades:
Pessoas com Síndrome de Down, acima de 18 anos
Pessoas com doença renal crônica em terapia de substituição renal (diálise), acima de 18 anos
Gestantes e puérperas com comorbidades, acima de 18 anos
Pessoas com deficiência permanente
Diabetes mellitus
Pneumopatia crônica grave
Hipertensão Arterial Resistente
Doença cardiovascular
Doença cerebrovascular
Doença renal crônica
Imunossupressão
Anemia falciforme
Obesidade mórbida
Cirrose hepática
A logística da vacinação depende do quantitativo de doses enviadas para o município. Por isso, a divulgação das datas de vacinação para cada grupo será realizada através das redes sociais e site do município.
Para receber o imunizante, as pessoas deste grupo deverão trazer a carteira de vacinação, cartao sus e cpf.
A vacinação será realizada nas salas de vacinas do Centro de Saúde Sede, Posto de Saúde de Pinhalzinho, Posto de Saúde de Jacutinga, e comunidades conforme cronograma da Secretaria de Saúde, de segunda a sexta, das 8h às 17h. Essa vacinação contra o Covid-19 deste grupo, não será realizada nos domicílios, será somente nos postos de saúde, e nas comunidades que iremos passar o cronograma para os ACS. Iremos conciliar essa vacinação na comunidade com a vacina da gripe para os idosos que já estará liberada para eles a partir do dia 12/05.